By PDLCPayday Loan



As 20 maiores lojas online do Brasil

escrito por Thiago, Tuesday, September 8th, 2009 10:38 am  27 comentários até agora  Deixe seu comentário

Acho que ninguém aqui tem muita dúvida que a primeira e a segunda maior loja do Brasil ficam com Americanas e Submarino, mas e o restante? Muitas vezes lemos algum artigo informando que tal loja é a terceira maior ou que a loja x esta entre as 10 maiores.

Para desmistificar esta questão resolvi fazer o ranking das 20 maiores lojas (em visita) segundo dado do Alexa.com e com ajudinha do site do E-bit.

Primeiro, estou tirando alguns sites que se consideram loja, por exemplo, MercadoLivre, por mais que comercialize pelo site, foge muito do padrão de lojas online. Também estou tirando os sites de passagens, pois também são muito diferentes com relação a produto, preço, divulgação, logística, atendimento.

Abaixo estão lojas típicas de varejo, ordenadas por seu tamanho em visitas, do lado de sua posição esta o ranking destas lojas com relação ao total de sites no Brasil.

Sites Ranking entre lojas brasileiras Ranking entre sites brasileiros
Americanas

25º
Submarino

28º
Saraiva 80º
Netshoes 92º
MagazineLuiza 106º
Shoptime 109º
PontoFrio 111º
Extra 118º
CasasBahia 122º
Comprafácil 10º 149º
Walmart 11º 159º
FastShop 12º 286º
Sacks 13º 353º
Fnac 14º 401º
Kalunga 15º 489º
RicardoEletro 16º 510º
Colombo 17º 547º
Polishop 18º 609º
Marisa 19º 680º
TokStok 20º 718º
Onofre Sem dados no Alexa, mas entre o principal varejista de medicamentos.

Teve alguma surpresa na lista acima? Achou alguma loja que você nem conhecia ai no meio?

A lista acima mostra muito bem o cenário do negócio online no Brasil, já deixando claro que o universo na internet não é tão diferente do universo offline. Na lista acima temos somente lojas que já são muito grandes fisicamente e por já serem conhecidas pela população consumidora ficam entre as principais lojas do mercado.

Outra coisa interessante que podemos tirar deste ranking é que assim como no mundo offline, passamos nosso maior tempo realizando atividades que não tem muito haver com compras, por exemplo, trabalhando, estudando, se divertindo. Isso é mostrado no na diferença que entre os rankings de lojas e do total de sites no Brasil.

Espero que tenha melhorado sua visão sobre o cenário de lojas online no Brasil, bom trabalho.

Categorias:

Números

Relacionados:

Submarino.com.br

27 comentários sobre “As 20 maiores lojas online do Brasil”

  1. samamba... escreveu:

    e o ranking por faturamento da loja online?

  2. Thiago escreveu:

    Samamba, como a maioria das lojas NÃO são de capital aberto ficará muito difícil conseguirmos estes dados de maneira segura… se tiver alguma sugestão, manda que colocamos ai no post.

  3. As 20 maiores lojas virtuais do Brasil « eCoopertec – Brasília escreveu:

    [...] As 20 maiores lojas virtuais do Brasil [...]

  4. Silas escreveu:

    Esta é uma boa forma de sabermos quem são os melhores e em que posição estão. Com isso podemos tomá-los como base , seguir seus exemplos e então ,um dia, poderemos superá-los

  5. Silas escreveu:

    Ao ler esta matéria podemos ver que foram usados alguns critérios.Como foram selecionados tais critérios para conclusão da pesquisa? Gostaria de saber !

  6. Thiago escreveu:

    Olá Silas, o critério para criação desta lista foi o uso do Alexa.com. Lá no site existem as regras que eles utilizam para chegar aos números de cada site. Para ver mais detalhado pode dar uma lida em:
    http://www.alexa.com/help/viewtopic.php?f=6&t=17&sid=341703e2cdd7f187aa3106279b862230

    Abraços.

  7. Edson escreveu:

    Esse ranking parece nos querer mostrar um comportamento típico do ser humano, o de ir ou procurar, onde já se conhece e confia. Que é o caso de grandes redes de lojas físicas, que quando vão para o mundo virtual levam também o que já conquistaram em outros mercados.

  8. Ézio da Rosa escreveu:

    Este ranking mostra que os consumidores ainda levam em conta a confiabilidade da marca(empresa), principalmente na internet. Critério, que creio eu, alavancou a procura pela realização de compras pela internet.

  9. Pablo escreveu:

    20 “maiores” lojas baseado em que? Visitação? Porque faturamento com certeza não é. Netshoes em 4º?

  10. Thiago escreveu:

    Olá Pablo, como a maioria das lojas citadas são Ltda os números de faturamento não são abertos e por isso fica difícil realizar esta lista sobre faturamento.
    No início do artigo aviso que este ranking é sobre visitas, se fosse por faturamento também acredito que a Netshoes não estaria nesta posição já que o ticket dela não é muito alto como eletrônico.
    Abs.

  11. Sergio escreveu:

    Pessoal,

    Sem querer ser o chato da história, para mim NETSHOES não eh nenhum pequeno na net não. Se forem verificar as suas palavras no ad-words são trocentas. Os caras são muito fortes na internet e o mercado calçadista, tbém. Talvez o que eles vendem seja mais atrativo para vendas online. Talvez as pessoas não queiram comprar no Magazine Luiza um fogão, mas um tenis no Netshoes eles tem interesse.
    Lógico, sem ter o parâmetro de vendas (total), realmente, fica dificil precisar isso ai.
    Ficamos no plano da Adivinhação. Porque ROI é algo que não foi utilizado na métrica.

    :)

  12. André Mafei Bezerra escreveu:

    (LINK CORRETO:)
    Usei o Alexa também para aumentar um pouco a lista e dividir em categorias:
    (1) Produtos diversos
    (2) Livrarias
    (3) Eletrônicos
    (4) Moda, Roupas, Acessórios
    (5) Perfumes, Cosméticos, Maquiagens
    (6) Supermercados
    (7) Farmácias, Drograrias
    (8) Passagens Aéreas

    http://webmap.in/w/Categoria:Lojas_Virtuais_%28maiores_do_Brasil%29

  13. Milton escreveu:

    Olá! Você poderia fazer uma matéria sobre as lojas de coisas para festas na internet, notei que isto vem crescendo muito.
    Abraço

  14. Vander escreveu:

    O site Alexa é um dospiores para se usar para esse exercicio pois seus dados não são atualizados nem confiaveis. Sugiro o COMPETE.COM
    Numero de visitas significa muito pouco no mundo online. Esse criterio era usado no inicio do e-commerce quando não se tinha quase nenhum outro dado. Entendo que fica dificil colher dados de empresas privadas, mas é melhor não concluir nada do que sugerir fatos que podem estar completamente incorretos. Um site com numero grande de visitas pode ter resultados pífios em vendas, reflexo de um bounce rate alto. Mesmo se o tempo depermanência for alto, ainda sim o que importa é o resultado final de acordo com o objetivo de cada site.

  15. Thiago escreveu:

    Olá Vander, o Alexa por mais que saibamos que não mostra o número exato, ainda é o melhor meio de saber posicionamento de um site com relação ao outro, infelizmente o Compete.com aqui no Brasil não funciona, e falo isso pois acabei de inserir duas lojas que tenho o número exato de visitantes, uma com 700k e outra com 400k mês, segundo o Compete estas duas lojas tem 2k e 4k respectivamente e em posições inversas.

    Se eu fizer esta comparação no Alexa ele não mostrará o número exato mas mostrará a relação entre estas lojas de maneira correta.

    Outra coisa, nenhuma loja sustenta um grande número de visitas por muito tempo se as vendas não forem compatíveis, entendo que o percentual de conversão das visitas em vendas é muito variável principalmente com relação ao estilo de produtos, pois tenho lojas com taxas de 0,3% a 1,8%, mas mesmo assim não acredito que não seja interessante saber a posição das lojas online mesmo que seja só com relação a visitas.

  16. Desirée Spengler escreveu:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber onde eu consigo uma lista completa??

    Muito obrigada pela atenção!!!

  17. Harlane Castro escreveu:

    Parabéns pelo artigo. Percebi que os comentários negativos foi de pessoas que não leram com atenção, pois está muito consistente.

  18. Leva Tudo escreveu:

    Parabéns pelo estudo, realmente essas são indiscutivelmente lojas sensacionais. Estamos trabalhando duro para conseguir nosso espaço no mercado, não é fácil concorrer com essas gigantes.

    Obrigado!

  19. Crie filtros no GMail com múltiplos endereços de email « Cândido Sales Blog escreveu:

    [...] esse post, para saber quais eram as maiores lojas virtuais para que agrupasse pelo menos a maioria delas [...]

  20. lojas on line « bijuterias atacado escreveu:

    [...] As 20 maiores lojas online do Brasil » E-commerceBrasil.org – Por … [...]

  21. lojas on line* « bijuterias atacado escreveu:

    [...] As 20 maiores lojas online do Brasil » E-commerceBrasil.org – Por … [...]

  22. Michelly escreveu:

    Adorei as informações. mas gostaria de ter acesso a todas as empresas que realizam ecommerce no brasil, tenho como buscar esse dado?…podes me ajudar?

  23. Paulo escreveu:

    Ótimo!!

  24. André D.F escreveu:

    Ola encontrei E-Commerce Brasil no Google
    Muito boa esta informaçao
    To utilizando para ver se algum deles quer patrocinar meu site.
    http://web10.net.br/webxp/

    Abraços

  25. giovany escreveu:

    realmente são as lojas mais buscadas

  26. compras online br escreveu:

    otima lista

  27. Megazim escreveu:

    Parabéns pelo estudo, realmente essas são indiscutivelmente lojas sensacionais. Estamos trabalhando duro para conseguir nosso espaço no mercado…

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil