Resposta: Internet e moda

escrito por Thiago, Monday, March 17th, 2008 7:50 am  4 comentários até agora  Deixe seu comentário

pradaA Eliny fez uma pergunta interessante semana passada, sobre se a internet afetou as estratégias e as operações da indústria de moda e como afetou o relacionamento com clientes e fornecedores.

Bem, não sou especialista no setor de moda, mas vejo algumas coisas óbvias. Primeiro que a internet afetou todas as indústrias, a internet trouxe muito mais agilidade e flexibilidade tanto para as operações de compra como de venda.
Nos setores de compra as operações ficaram muito mais ágeis e seguras pois agora é muito fácil integrar os estoques de maneira a saber que sua matéria prima esta acabando e a indústria automaticamente consegue saber isso e já lhe enviar mais unidades. A segurança vem das informações precisas que se consegue com este tipo de relacionamento online, não há mais pessoas intermediando as informações, os dados estão claros e precisos para sua tomada de decisão.

Com relação a venda a massificação das informações é realmente o que tem de mais grandioso, quando digo isso, quero dizer que com a internet as informações não escolhem quem deve vê-las, diferente das vendas físicas. Vou dar um exemplo, você esta passando em frente a lojas de luxo, Armani, Gucci, Prada, Victor Hugo, Ralph Lauren… Quantas pessoas se sentiriam confortáveis entrando em uma loja desta. Mesmo que elas queiram e possam ter um produto destas marcas a imponência destas lojas já seleciona quem pode ou não entrar nela. Com a internet é diferente, você pode entrar em qualquer loja de marca que deseja comprar e procurar tranquilamente e até comparar entre elas o que lhe agradará mais. Por exemplo, em uma pesquisa rápida pesquisei por uma Pochete Prada para minha mulher e descobri que custam 950,00 euros.

Outro fator que com a internet deve ser organizado é a numeração e padronização de tamanhos, isso é muito importante para que os visitantes da loja tenham segurança de comprar um produto que viram pela internet e não utilize a loja apenas como catálogo para depois ir comprar na loja. Com a padronização não há necessidade de experimentar e isso é maravilhoso para todos, pois as lojas conseguem atender mais clientes e nós clientes conseguimos perder menos tempo para comprar uma roupa.

Eliny espero ter te ajudado em alguns pontos que vejo a mudança que a internet causou no setor da moda, podemos discutir mais este assunto, caso tenha algum ponto que esqueci e queira comentar fique tranqüila.

Categorias:

Negócios

Relacionados:

Submarino.com.br

4 comentários sobre “Resposta: Internet e moda”

  1. Débora Regina Queda escreveu:

    outros fatores contribuem para o baixo crescimento do produto de moda nas vendas online.
    A falta do “toque” e do “experimentar”, a tonalidade e a cor que podem alterar conforme o monitor usado, além de caimento e falta de padronização de tamanhos no Brasil.
    Esses complicadores ficam agravados ainda pela baixa confiabilidade dos consumidores brasileiros em sistemas de troca, já que temos a cultura de não devolver o dinheiro e aceitar trocas somente por defeitos, além disso nosso código de defesa do consumidor não está bem preparado para as questões do e-commerce, o que inviabiliza a venda online para vestuário.
    Tomando por exemplo, os Estados Unidos, aonde os padrões de tamanho seguem com maior rigidez, e pode-se desistir do produto sem que se justifique um motivo, o comércio eletrônico de vestuário tem funcionado melhor.
    Não existe padronização na modelagem Brasileira, existe agora uma iniciativa nesse sentido, e todos torcemos para que isso ande rápido.
    Eu sou publicitária, possuo uma loja virtual de produtos de moda e agora estou me formando estilista pela Udesc- SC.
    Meu TCC que apresento agora em junho, tem como tema o produto de moda no comércio eletrônico, pesquisa que estou fazendo a um ano, cuja minha loja é o estudo de caso.
    gostei muito do seu blog e sempre acesso.
    meu site:
    http://www.hhbrasil.com.br e meu blog http://hhmodaartedecor.blogspot.com/

  2. Débora Regina Queda escreveu:

    Thiago, por favor, o e-bit em dados específicos sobre o ramo de moda?
    e você tem algum link para esses mesmos dados nos EUA ?

  3. Thiago escreveu:

    Bom Débora, vejo que mesmo com estes vários desafios você não desanimou e abriu sua loja. Que bom que gostou do blog e espero que te ajude em sua loja.

    Com relação a dados de moda vou ver se acho algo que complemente, mas não prometo nada. Boas vendas.

    Sugestão rapidinha: Débora suas imagens estão muito pesadas, a média da imagem grande em sua loja esta em 150Kb o ideal para a imagem que esta trabalhando é de no máximo 50kb.

  4. Débora Regina Queda escreveu:

    obrigada pela sugestão

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil