By PDLCPayday Loan



Pernambucanas tira loja online do ar!

escrito por Thiago, Saturday, July 11th, 2009 4:46 pm  49 comentários até agora  Deixe seu comentário

lapideHá poucos artigos atrás tinha falado sobre como dar a mensagem de adeus aos milhares ou até milhões de visitantes quando ocorre a morte de uma loja online, neste artigo utilizei a morte da CircuitCity.com, depois se desejar dar uma olhadinha reveja o artigo.

Hoje falo novamente de uma morte, uma morte de mais uma grande celebridade, não, não é a morte do Michael, desta vez a morte é de uma celebridade nacional,  nossa querida Pernambucanas Online. Pois é senhores, nesta sexta feira a loja online da Pernambucanas fechou as portas, ainda não há explicações formais da empresa do porque decidiu encerrar sua operação online.

A pernambucanas.com.br já tinha mais de 2 anos de operação online e mesmo com muito folego online estava atrás de suas principais rivais como podem ver no gráfico abaixo.

alexapernambucanas

Só para deixar gravado mais uma morte neste mundo onde os fracos não tem vez, abaixo fica a mensagem para os milhões de visitantes e clientes que um dia compraram ou iriam comprar na loja pernambucanas.com.br.

pernambucanas

Se desejar ver com seus próprios olhos, vá em frente: http://www.pernambucanas.com.br

Para o pessoal que não esta acreditando, eu liguei para a Pernambucanas que comprovou que não haverá mais vendas online, os pedidos realizados serão honrados e as dúvidas podem ser tiradas pelos telefones no hotsite atual.

Categorias:

Negócios, wb4b

Relacionados:

Submarino.com.br

49 comentários sobre “Pernambucanas tira loja online do ar!”

  1. Cesar Veillard escreveu:

    Quem lê esta matéria pensa que a loja da Pernambucanas morreu. Na verdade eles estão reformulando o site (reparem bem nos dizeres do site).
    Sempre leio este blog e as informações aqui são muito boas, mas dessa vez vocês pisaram na bola e simplesmente cavaram a cova da Pernambucanas chamando-os de “mortos” e “fracos”.
    Seria bom corrigirem isso.

    Abraços.

  2. Thiago escreveu:

    Cesar eu sei que parece mentira, mas dá uma ligada para os “Homi” Central do Cliente (Lojas físicas): 0800 724 9200.

  3. Edson escreveu:

    Caro Thiago, a Pernambucanas não está reformulando seu site, realmente encerrou suas atividades no setor do e-commerce ou pernambucanas.com, como quiser. Inelizmente a informação é verdadeira, trabalhei lá na pernambucanas por 12 anos uma ótima empresa, onde fiu desligado há três meses. Despois da saída do excelente lider e superintendente Sr. Marcelo Silva para o M.L, os novos administradores não estão mandando bem.
    é uma pena fiquei triste com o fechamento do setor e principalmente com os mais de 160 funcionarios do setor.

  4. sonia regina escreveu:

    Mas os dizeres mudaram um pouquinho.
    Será que acabou mesmo? É uma pena.
    Conforme me informaram na loja, não haverá mais venda Online, agora, se for voltar, esta havendo falta de comunicação entre os funcionários, OK!!??
    Pernambucanas, um pouco mais de informação para seus clientes, por favor.

  5. João escreveu:

    Fechou o e-commerce, vai ter um novo site apenas institucional, sem venda ou catalogo de produtos. Provavelmente entrará no ar em agosto.

  6. Péricles escreveu:

    Pessoal, fui demitido da pernambucanas.com por conta do processo de descontinuidade do site.
    Realmente acabou as vendas pelo site. É díficil de acreditar, mas sem critérios a familia tomou essa decisão.
    Até onde participei, tudo estava dentro do planejado quando criaram o comércio eletrônico, ninguém da empresa entendeu.
    Mais uma vez…. acabou!!!!!

  7. Thiago escreveu:

    Puxa vida Péricles, que bomba!!!!

    Estou tentando encontrar um comunicado oficial da empresa e não estou encontrando, jurava que era por questões de não atingir os objetivos determinados.
    Com essa você surpreendeu todos que estamos de fora!

  8. Péricles escreveu:

    Não sairá comunicado oficial, a decisão foi meio que rachada, não eram todos da familia que queriam fechar. O negócio estava indo muito bem, faturava quase 5 vezes mais que uma loja convencional, e com muito menos pessoas.
    Como o Edson escreveu acima, quem estava levantando a empresa era o Marcelo Silva, com a saída dele, a familia começou a tomar decisões novamente, provavelmente, outras coisas ruins vão continuar acontecendo.
    É uma pena, tínhamos melhorado muito os resultados relacionados a nível de serviço e tínhamos começado a criar novos serviços, infelizmente, tudo foi por água abaixo.

  9. Solange Oliveira escreveu:

    Puxa Thiago que noticia heim…
    Mas isso reforma a conversa que tivemos há alguns dias…
    Ecommerce não é aventura, precisa de especialista para gerir, gente focada para investir e cabeça boa para projetar o futuro.
    É uma pena…
    Aqui jaz … mais uma…

  10. Augusto escreveu:

    Incompetência é a palavra certa.
    Em um mercado como o brasileiro, que cresce mesmo durante a crise, é a única palavra que encontro para o ocorrido.
    Trabalhei na Pernambucanas até o fim do ano passado, não no e-commerce, mas no varejo de lojas, especificamente em Logística.
    Conheço suas deficiências e qualidades.
    O que ocorre, é que seus gestores são ruins, basta ter mais de 10 anos como Gerente de Loja, para assumir cargos que decidem, mesmo não tendo a mais remota idéia do que é Administração Moderna.
    Hoje trabalho em outra Loja virtual que prefiro não citar o nome.
    Gestão profissional. Resultado, classificação Diamante no e-bit, vendas crescentes e aumento de itens comercializados.
    Uma boa gestão leva ao sucesso, uma má ao fracasso.
    Que saudade do Marcelo Silva, ex Superintendente que fez história.

  11. Helder escreveu:

    Pessoal,
    A Pernambucanas não está honrando seus compromissos. Uma prova disso é o serviço de lista de casamento, que foi descontinuado tanto no site, quanto nas lojas físicas. Centenas de casais de noivos ficaram “na mão” da noite para o dia, e a Pernambucanas não está nem aí. Uma avalanche de processos judiciais será disparada contra a loja, as quais são todas causa ganha… e não se surpreendam se essa loja decretar falência nos próximos meses.

  12. Daniel Zíngari escreveu:

    Primeira vez que entro neste site e encontro esta notícia. Apesar de seu exagero em informar o caso, também acredito que a operação web das Pernanbucanas tenha chegado ao seu fim. Vamos ser sensatos: ninguém TIRA um site do ar para fazer manutenção ou melhorias. E pelo que pude comprovar pelo 011 4004-4005, estão desmontando as baias de atendimento e fazendo as malas.
    Minha conclusão é que o e-commerce finalmente se tornou algo sério no Brasil, e não há mais espaço para “grandes” magazines dividirem o bolo. O canibalismo das margens mínimas aliadas aos custos estratosféricos dos comparadores de preços e custos operacionais simplesmente irão fazer esta e outras lojas fecharem suas operações.

  13. Péricles escreveu:

    Pessoal,
    Mais uma vez informo que o site ia de vento em poupa, existiam algumas discrepancias na forma como eram compostos os resultados, e isso estava sendo discutido.
    O negócio começaria a dar lucro em 2011, prazo estipulado quando criaram o e-commerce(2006).
    As vendas estavam aumentando, as reclamações por atraso na entrega eram mínimas e tínhamos iniciado uma operação de entregas aos fins de semana que estava aumentando as vendas as sextas e sábados. O fechamento foi puramente por decisão da familia que controla a pernambucanas. Não foi nada relacionado a resultados e/ou concorrência. Este mercado ainda é muito pequeno no Brasil, tem muito espaço ainda, basta apenas saber explora-lo. Essa visão a familia não teve.

    Podem conficar no que estou escrevendo, participava de todos os processos lá.

  14. Augusto escreveu:

    Concordo com o Helder. Os compromissos não estão sendo cumpridos. Os colaboradores que estão sendo dispensados demoram 40 dias para receber o que lhes é devido. A título de cumprirem seus avisos prévios em casa, a empresa aguarda os 30 dias como se eles esivessem trabalhando, para então contar o prazo legal de 10 dias para o pagamento.
    Nunca aconteceu este tipo de coisa na Pernambucanas. Esta empresa sempre foi honesta, pagando seus deveres no prazo correto.
    É muito triste saber que uma empresa tão boa, que cuidava tão bem de cada colaborador, esteja neste estado. Já vi este filme, em 1998, como empregado da Lojas Arapuã. O destino foi a falência. Vou aguardar e torcer para que eu esteja errado.

  15. Francisco escreveu:

    Uma explicação para as baixas vendas pode ser o fato de as Pernambucanas online não vender para localidades onde já existiam lojas. Sabemos que qualquer cidade com mais de duzentos mil habitantes tem uma loja Pernambucanas e que cidades deste porte para cima são as que consomem mais. Ora, eu já fui impedido de efetuar uma compra online, e nem por isso fui até a loja. Com o meu exemplo fica evidente o quanto em vendas online as Pernambucanas perdiam por pura incompetência de seus administradores.

  16. Adriano escreveu:

    OLá pessoal… trab na Pernambucanas com venda de eletro (loja de rua) os cometários em relação do término da venda pelo site dentro da empresa foi que fecharam com prejuizo, Há uma possibilidade de voltar o site com vendas no ano que vem mais com uma estrutura diferente(Algo do tipo “terceirizado”)mas a verdade que nos como vendedores passavamos momentos terrives de clientes que viam preços com diferenças enorme do site pra loja e não podiamos vender pq não dava pra cobir com a margem, resultado o site da pernambucanas era concorrente da propia loja.

  17. Cristiano escreveu:

    Adiano, creio que você como vendedor não tenha acesso a todas as informações. Trabalhei no pontocom e ajudei a construir todas as visões e projeções do negócio. Os resultados estavam acima das metas traçadas pela companhia (pode verificar) e melhor do que o business plan que previa resultado positivo depois do 5o ano e que já seria atingido em 2010, ou seja, em 4 anos, um ano a menos do que o planejado. Além disto, as vendas já representavam o tabalho de uma regional e em muitas categorias de eletro, 10% das vendas da companhia. O que houve é o que já foi citado, uma decisão arbitraria de parte dos acionistas, que por sinal nunca se entenderam. Além desta questão,pesou o fato de quererem focar no VESTUÁRIO e diminuir a participação do ELETRO na companhia.

  18. Aline escreveu:

    Trabalhei em uma loja virtual pernambucanas e realmente não acredito que isso esteja acontecendo, foram muitos investimentos até aqui. Talvez descaso ou burrice seja a palavra certa. A verdade é uma só, acho que nem eles acreditaram nas virtuais, ou…….. tiveram motivos mais fortes para chegarem a essa conclusão, escutamos tanto em treinamentos, que manter estoque em lojas acabava dando muito prejuizo….. mas realmente, alguem deve faturar com esses prejuizos???!!!!! Isso é Brasil!
    Como sempre alguns integrantes Pernambucanas continuarão batendo na mesma tese de que Pernambucanas é uma loja centenária e por isso continuará inspirando muita confiança; o fato de fecharem o comércio virtual não significa nada!
    Mas quem é que pode garantir mais alguma coisa, não é mesmo?

  19. Fernando RRT escreveu:

    Hahahah, pernambucanas de volta ao século passado. Losers!!!

  20. Juliana escreveu:

    Trabalhei em uma loja Virtual e o que as pessoas falam não é realmente o que acontece. As pessoas simplesmente acreditam no que querem acreditar.
    Ajudei a construir as Lojas Virtuais, fiz parte desta história e, realmente acho uma pena ter acabado desse jeito, mas quem decide não somos nós.
    O que aconteceu realmente ninguém sabe, mas dizer que a Pernambucanas está fazendo pouco caso com os clientes, isso não é verdade, os clientes estão sendo comunicados sobre o fechamento das Lojas Virtuais através de mala direta enviadas pela Central de Relacionamento.
    As vezes acho que o pessoal das convencionais tem inveja das Virtuais, pois mesmo sem mercadorias na loja, o cliente sai muito mais satisfeito do que comprando na convencional, pois tinhamos um atendimento diferenciado, observando o que o cliente relmente estava precisando e de como ele gostaria de ser atendido.
    Prejuizo todas as lojas recem inauguradas tem, como o Cristiano já disse, uma loja demora até 5 anos para começar a dar lucro, portanto só podemos dizer o que temos certeza de estar certo!!!
    Não basta apenas achar que sabe de tudo por ser um colaborador, o que deveria ser diferente, temos que vestir a camisa da empresa, pois esse é o Jeito Pernambucanas de Ser, temos que saber informações corretas, a vida não é feita de achômetro

  21. Edson da Silva escreveu:

    O jeito pernambucanas de ser acabou e faz tempo, ainda mais com a saída do nº1 Sr. Marcelo Silva, hoje as todos falam em jeito pernambucas de ser , mas na verdade ninguém pratica principalmente o alto escalão. O fechamento do e-commerce Pernambucanas só faz alavancar os resultados dos concorrentes.

  22. Cristiano escreveu:

    Aproveitem para ver o trafego da Pernambucanas via ALEXA dos últimos 6 meses, que mesmo tendo uma marca não reconhecida para venda de eletro, estava no mesmo nível de acesso dos sites como Walmart e Fastshop.
    http://traffic.alexa.com/graph?&w=400&h=220&o=f&c=1&y=t&b=ffffff&r=6m&u=pernambucanas.com.br&&u=walmart.com.br&u=fastshop.com.br&

  23. Cristiano escreveu:

    Pelo visto as notícias ruins não param de chegar, a Pernambucanas fechou todas as lojas virtuais, lojas que vendiam sem estoque, modelo de vendas bem sucedido que a Magazine Luiza implementou e também fará uma grande reestruturação da empresa.

  24. Pires escreveu:

    Caros, A Casas Pernambucanas passou por diversas mudanças, e esta passando ainda, tanto quanto com transporte quanto com as vendas, as idéias são sempre boas, porém não conseguem executa-las com sucesso. Lojas virtuais lucravam mais que lojas convencionais, infelismente ela é mal administrada, recursos tem sobrando, mas copetência esta faltando e muito, mesmo migrando funcionarios e idéias do pão de açucar. O comunicado não chegou a todos ainda (falta de copetencia) teve caso de veículo chegar na loja virtual para descarregar e a loja estar fechada, esquecer de comunicar o trasportador? embaracar a mercadoria para a loja fechada? isso são coisas que não pode acontecer.

  25. Sandoval escreveu:

    Depois que o Marcelo Silva (Foi para o Magazine Luiza) e o Peter saíram, a família Lundgren está de cabelos em pé.

    Êta saudade dos dois não……….kakakakakakaka

  26. Augusto escreveu:

    O que importa é que outras empresa estão em crescimento. Na empresa em que tabalho atualmente, estamos sempre em busca de talentos. É uma empresa relativamente nova no e-commerce, mas já conseguimos a classificação Diamante no e-bit.Quem se interessar pode enviar seu currículo ao meu email particular:
    dantas.augusto@gmail.com
    Precisamos de pessoas com experiência e que sejam comprometidas, pricipalmente na área operacional.
    Me comprometo a encaminhar cada currículo à área competente.
    Boa sorte a todos.

  27. Susana escreveu:

    Na verdade a loja morreu sim, sou ex funcionaria, e infelismente a notícia veio como uma bomba, sem mais nem menos, mandando muitos funcionários embora de uma só vez.

  28. Virginia escreveu:

    Meu estou muito surpresa , e pra mim a pernabucanas fez a coisa mais horrivel de fazer isso..sem avisar os clientes como eu …..adeus pernabucanas.

  29. Juliana escreveu:

    Não era por menos, com a quantidade de pessoas incopetentes trabalhando lá, principalmente lideres que falam que ajudou a construir e na realidade ajudou a destruir…bato palmas váaaarias vezes…

  30. Patricia escreveu:

    Trabalhei a uns 10 anos atras na pernambucanas como estagiaria. Sai porque precisava estudar e como caixa Partime seria impossivel, pois o curso era noturno. Terminei a Facu, fiz pos graduação em uma das mais tradicionais faculdades de São Paulo, e quando fui participar de um processo seletivo, fui desclassificada porque ja tinha trabalhado na loja. Isso foi realmente ridículo. A empresa não consegue modernizar!!! eu poderia ser a melhor candidata, mas não existem excessões, passou por aqui, mesmo que estagio, não retorna mais!!!!acho que por isso as concorrentes estão muito fortes, pois possuem um RH de ponta e trabalham com pessoas altamente competente nao permitindo fracassos!!!

  31. soraya escreveu:

    acho bom mesmo ela estar reformulando o site, pois nos dias de hoje, é inconcebivel uma empresa grande não ter loja virtual…te aguardo hein, pernambucanas????????

  32. LUIZ ANTONIO escreveu:

    Na minha opiniao quem nao tem competencia nao se estabeleca, eu por exemplo compro mais em lojas virtuais do que em lojas proprias, porem a pernambucanas vendia atraves de on-line mais caro do que nas lojas proprias, o que nao ocorre com as demais lojas mencionadas no grafico, pois nao tem comissao de vendedores nao pagam altos alugueis e demais encargos para se manter uma loja. mas fica a nossa indiganacao com a populacao brasileira, sem menos uma loja, se depender de mim, T C H A U vai tarde.

  33. Claudia escreveu:

    Com uma filosofia dessas, em que ex funcionários nao podem mais voltar a casa, onde a loja virtual que estava vendendo mais que a física é fechada, é um milagre que ainda nao quebraram. Lamentável. Qual será a nova decisao da empresa? Vender máquina de escrever?

  34. Flavio Novais escreveu:

    Pessoal, eu trabalhei nas pernambucanas durante 10 anos e conheço muito a area de e-commerce, Depois da saida do Sr. Marcelo Silva da superintendência e da saída do Sr.Rosvet do DRH, que conheci pessoalmente e mais outros grandes lideres, com a crise que vem tendo no brasil ( agora bem menor do que no inicio do ano ) a pernambucanas esta tentando toma certas medidas para evitar um crise interna como foi em 1994 a 1996 que a empresa quase abriu falência, so para vocês terem ideia de como as “calças se apertaram para a empresa”, todos os projetos da empresa para 2009. foram cancelados. uma coisa não foi citado mas as lojas virtuais ( aquelas que so tinha pçs com o catalogo virtual) também fecharam eram mais ou menos 15 lojas que fecharam as portas. foi um erro da parte dos acionistas em demitir esses grandes lideres que fazia a pernambucanas crescer cada dia mais.

  35. Joao escreveu:

    Em pleno século 21, uma empresa toma a contramão do caminho do sucesso: encerra as atividades online.
    Vai crescer como, dessa maneira?
    Não creio que encerrar a atividade online irá diminuir tanto assim seus custos, de modo que compense isso.
    Péssima atitude.

  36. RISONEIDE escreveu:

    Achei muito ruim,pois gostava de comprar nas pernambucanas,e a maiorias das minhas compras era pelo o site,eles bem que poderiam ter imformado antes mais foi logo tirando do ar,eu por exemplo não vou a loja,agora é só extra magazine luiza,americanas etc.

  37. Ronaldo escreveu:

    Eu sempre achei o site de vendas online dela mais feio e mais sem graça que os outros… perdia até para o magazine luiza, e os preços tbm sempre pesquizando achava coisas mais baratas. Foi tarde o site, só lamento pelos funcionarios que foram demitidos por causa do encerramento das atividades online.

  38. Sergio escreveu:

    Não deve ter recebido.. muitas fraudes nas vendas online..eheheh
    Deveriam ter usado PAGSEGURO.

    :)

  39. Roberto escreveu:

    Não me espanta o fim do e-commerce das Pernambucanas!
    Sempre fui muito bem atendido nas lojas físicas da Arthur Lundren, tanto nos tempos áureos (quando tinham centenas de filiais em pequenas cidades do Interior de SP e PR).
    Em função deste excelente atendimento, efetuei minha primeira e única compra eletrônica, que foi problemática do início ao fim.
    Faltava robustez no processo de cobrança (o site caia na hora de fechar a compra), houve cobrança duplicada, o atendimento por telefone era inacessível e mesmo a ouvidoria não tomava ações para minhas reclamações.
    Pena que nem todas empresas conseguiram migrar para o e-commerce…

  40. Rodrigo escreveu:

    Boa Noite
    Trabalhei na pernambucanas desde 2006 ate 2010 e conhecia todo sistema Altsa,Agradeço muito a Altsa por eu aprendi muitas coisas que me ajudaram na minha vida profissional,mas o fato é a ALTSA fechou suas lojas virtuais devido a alguns malz gestores ,sabe um dia eu cheguei para meu gestor e sugeri algo que traria uma receita muito alta para a pernambucanas,mas ele fez descaso da minha sugestao,apresentei a minha ideia para uma outra empresa,a empresa pegou a minha ideia e deixou eu responsavel para fazer a implementação
    Resultado:hoje a empresa tem crescimento anual de 42%,
    Não tenho nada contra a pernambucanas ela é uma excelente empresa para trabalhar e aprender,apenas estou expressando a minha opiniao,a empresa poderia valorizar mais seus funcionarios,pois se a empresa tivesse pelo menos ouvido a minha ideia hoje ela estaria entre as 1 no e-commerce

  41. Maria escreveu:

    Acho um grande erro. O universo agora é on line! E se a Pernambucanas deixou de vender via net, se f… deve ta perdendo muita grana. Mal administradores fazem isso: levam grandes empresas pro buraco. Também sinto muito!!! Abraços.

  42. ROGER escreveu:

    NOSSA REALMENTE E UMA PERDA A PERNAMBUCANAS TEM TIRADO DO AR , ERA COMPRADOR ASSIDUO ,,,,MUITO RUIMMMMM ABRAÇOS

  43. Lilian escreveu:

    Que pena, o e-commerce, era algo espetacular para uma empresa de 100 anos, talvez se houvesse mais planejamento e controle isso não teria acontecido, fico triste por torcia para o crescimento dessa empresa que trabalhei por 4 anos. Existem muitas coisas para se melhorar, mais infelizmente más gestores, tem medo de perder o cargo e não dão bola para funcionários que dão a opiniões. Lembrando que o Sr. Marcelo Silva faz muita falta na empresa, ele foi um ícone de admiração para mim e muitos.

  44. Carlos escreveu:

    Bom, trabalhei na loja pro quse 3 anos, da abertua ao fechamento, sem sobra de dúvida na éoca do Marcelo silva tudo era diferente, porém a Pernambucanas decepcionou muito seus funcionários. Na inauguração mais de 50 pessoas vieram para judar a montar o local, porem a parte que eles não contam é que eles deram a noticia em um dia p no outro dia a empresa ñ abrir, os produtos de pos venda de clientes não foram devolvidos, os funcionarios tiveram que desmontar e ambalar tudo na loja, de divisorias até armarios, com um prazo minimo de 3 dias, os clientes fizeram maniferstações na porta das lojas pois queriam pagar suas contas e seus produtos.. essa parte ninguem fala, sem falar que os funcionariso que foram transferidos foram realoxados por faixada em outras filiais, para depois serem mandados embora, quer dizer, atornmentados ate pedir a conta (palavras de um gerente). que empresa é essa? Estive presente e vi tudo que aconteceu, so falo que essa empresa ñ é um lugar aonde vc deve se dedicar, pois ela é “familiar”.

  45. Alcidesio Ribeiro escreveu:

    Acredito que seja para não ser feita uma análise por clientes acerca de preço de produtos que em relação à outras lojas estejam mais baratos.Essa na minha opnião,é a razão da saída das “Pernambucanas” das venda on-lines.

  46. michelle escreveu:

    É uma pena pois as lojas Pernambucanas são ótimas lá se acha de tudo não tem problema o site não ter dado certo moro a um quarteirão do shoping e irei continuar comprando na Pernambucanas que não tem nada de fraco como diz esse blog péssimo…………

  47. Cristiane escreveu:

    acredito que uma empresa que tem 101 anos de história não iria fechar um negócio caso não estivesse certeza do que está fazendo, e pode ter certeza a empresa está indo muito bem mesmo sem o ecommerce seu faturamento está melhor até do que antes.

  48. maik soares escreveu:

    Realmente é uma pena ter acabado com a loja on line, nos dias de hoje onde o mercado esta cada vez mais concorrido, vem uma pessoa e tira do ar um esquema de vendas que nos dias de hoje é a grande febre mundial, todas as grandes, médias, e até pequenas empresas ultiliza a web para atigir lucros de forma mais baratas.

  49. paulo escreveu:

    comprei um ventilador o mês passado ,e agora que ia fazer um compra maior acabouuuu estou mui triste .abrigado.

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil