Logística, essencial para o sucesso do comércio eletrônico

escrito por Thiago, Wednesday, September 10th, 2008 9:04 am  2 comentários até agora  Deixe seu comentário

Transporte e-commerceSempre uma das principais dúvidas quando estamos discutindo sobre e-commerce é a logística e esta correto que gere dúvidas pois é um dos principais pontos para o sucesso ou fracasso de sua operação online.

A disponibilidade e entrega dos produtos é parte estratégica do negócio online e esta diretamente ligada à quantidade de produtos que sua loja ofertará aos clientes, satisfação imediata do consumidor e preparação do terreno para o futuro com recompras.

ENTREGA

A maioria das lojas existentes utiliza os Correios como empresa de entrega, mas em grandes centros algumas utilizam empresas de courier locais (motos, bicicletas…) e outras lojas que trabalham com produtos grandes usam transportadoras.

Qual sistema de entrega sua empresa utilizará dependerá dos estudos que você terá que fazer observando características próprias de seu negócio, pois são muitas as variáveis que devem ser consideras como, região de seu CD (centro de distribuição), quantidade vendida no mês, regiões para onde mais vende, tipos de produto que mais vende, fragilidade dos produtos, valor do produto, entre outros. Todas estas informações devem ser consideradas para que sua empresa chegue a conclusão de qual(is) sistemas de entrega devem ser utilizados para levar seus produtos até seus clientes.

Observe sua concorrência e analise o quanto estão cobrando pelo frete e o prazo de entrega para cada região, com isso você terá uma idéia de como estão realizando o transporte.

Bicicleta cargueiraA B2W, por exemplo, utiliza bicicletas para transportar alguns tipos de produtos aqui no centro de Curitiba, sei disso, pois já vi várias bicicletas cargueiras[bb] com caixinhas do Submarino e Americanas andando no centro e estes dias quando comprei um produto foi com uma destas que vieram entregar aqui na empresa.

 

DISPONIBILIDADE

Outro fator importante que deve ser considerado é a disponibilidade, na internet o cliente compra a imagem e o texto e é só isso que ele tem do produto, por isso você não precisa ter o produto em estoque ou o famoso (mostruário), o que reduz bem seus custos com este fator. Na internet uma das práticas mais interessantes, mas ainda não muito comum é o Cross Docking (é uma operação de rápida movimentação de produtos acabados para expedição, entre fornecedores e clientes. Chegou e já sai.), com isso sua loja conseguirá disponibilizar o maior número de produtos (Cauda Longa) para seus visitantes e futuros clientes, sem precisar comprar quantidades imensas de produtos para estocar.

AUTOMAÇÃO

Sistemas de automação devem ser considerados para quantidades de entregas mais elevadas, pense em tudo que possa diminuir erros de entrega, tempo de preparo e menos pessoas trabalhando. Soluções como códigos de barras, etiquetas, listas de expedição, padrões de seqüência de trabalho, padrões de embalagens, horários de processos… Você deve saber exatamente o que acontecerá quando um pedido é aprovado e segue para liberação, quanto tempo demoram, quais são os passos, quais áreas são responsáveis e quais são as variáveis.

O objetivo da empresa é ser a mais rápida e confiável possível, com isso você terá um cliente satisfeito investindo para que ele compre novamente e diminuindo problemas de devolução por entregar produtos errados ou avariados.

Em um próximo post, falarei um pouco sobre devoluções e nossos medos para que isso ocorra o mínimo possível.

Leia também o artigo da Ligia Dutra: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/02/sete-itens-para-melhorar-a-logistica-no-e-commerce/

Categorias:

Artigos, Negócios, wb4b

Relacionados:

Submarino.com.br

2 comentários sobre “Logística, essencial para o sucesso do comércio eletrônico”

  1. magno desouza costa escreveu:

    fiquei maravilhado com estas instruções verdadeiramente clariou minha mente obrigado mesmo valeu.

  2. Paulo F. Lucio Martins escreveu:

    Referente ao tópico “Automação”, gostaria de registrar que uma das maiores fontes de problemas e atrasos nos processos de qualquer empresa é a necessidade de digitação de documentos.

    Com a crescente utilização da Nota Fiscal Eletronica, desenvolvemos um serviço que captura diretamente no site da Sefaz as informações da NFe através da leitura do código de barras do DANFe e disponibiliza um arquivo XML que pode ser utilizado para geração do Conhec. de Transporte ou recebimento de mercadorais (entre outras aplicações). É um processo simples e de fácil integração com qualquer ERP, TMS ou sistema proprietário.

    Maiores informações, entre em contato:
    paulo@simconsultas.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil