Cartão de crédito, a forma mais segura, estável e confiável para realizar compras online

escrito por Sara Silva, Tuesday, January 27th, 2015 9:37 am  Sem comentários  Deixe seu comentário

Por Daniel Bento*

A indústria de meios de pagamento evoluiu muito desde a época do escambo, ou seja, quando não existia a moeda, as pessoas valorizavam seus bens em montantes fictícios e trocavam uma vaca por trinta galinhas.

Entendia-se ali que o “valor” trocado era equivalente. Sem entrar muito em minúcias históricas de como essa troca forçou a criação do dinheiro, podemos dizer que no primeiro segundo após a criação do dinheiro, as pessoas começaram a pensar em maneiras de como não precisar dele. É estranho falar dessa forma, mas a verdade é que a compra de qualquer bem ou serviço traz consigo um grande componente de impulso. Para dar vazão a esse impulso do comprador, o vendedor tenta quebrar qualquer barreira que possa atrapalhar a venda. De forma prática, um dos primeiros processos de crédito foi realizado por aqueles caixeiros viajantes, eles iam de fazenda em fazenda, vendendo os mais diversos produtos, sempre com a promessa que parte da compra poderia ser paga na próxima visita, e isso gerava mais uma oportunidade de vender no mês seguinte para aquela ”sinhá”.

Depois o processo migrou para caderneta da loja de secos e molhados, indo para o carnê e finalmente para o cheque pré-datado; ora todo esse ambiente precisava de uma organização, e é ai que entra o sistema de cartão de crédito.

O cartão de crédito é sem dúvida alguma o único substituto à altura do papel moeda. Pagar algo com cartão é o mesmo que pagar com dinheiro! E porque isso acontece? Porque depois que a transação for aprovada, o cliente pode sair da loja tranquilamente sem se preocupar se o cheque tem fundo, se ele precisa pagar o boleto tal dia, etc. Essa característica de iniciar e finalizar a transação de compra exatamente como se ele pagasse em dinheiro, só é possível porque o ambiente de cartão de crédito é totalmente controlado pelo sistema financeiro. Diferente de um boleto, ou mesmo de um carnê ou cheque.

Para que o Cartão seja eficiente a indústria financeira precisou assumir, cada qual, um papel nesse ambiente de dinheiro de plástico, e esses papéis são:

1 – Bandeira (Visa, Mastercard, Amex etc): elas são responsáveis por definir padrões de aceitação que a as empresas precisam seguir para aceitar o cartão como forma de pagamento; é exatamente por isso que você é capaz de usar o seu cartão do Banco X na sua viagem para Miami. A definição de padrão é fundamental para a interoperabilidade do sistema de pagamentos com cartão de crédito no mundo todo.

2 – Bancos: Eles são os responsáveis por controlar e acompanhar o comprador, ou seja, quando o Banco emite um cartão com R$ 10.000,00 de limite, ele dá o direito ao portador de gastar esse limite da forma que ele quiser e garante, por exemplo, perante a padaria que ela receberá a transação que foi autorizada na maquineta de cartão. Isso quer dizer que não importa se o portador do cartão vai pagar a fatura no fim do mês, a padaria vai receber a transação que foi autorizada. Isso torna o banco um fiador do comprador perante o estabelecimento.

3 – Adquirente: Eles são responsáveis pelo estabelecimento recebedor, no exemplo dado acima, a padaria, ou seja, ele garante que quem está recebendo uma transação de cartão é uma empresa idônea, lícita e regularmente estabelecida, caso contrário um traficante, negócios criminosos, empresas fraudadoras etc, poderiam se beneficiar desse ambiente de pagamento.

De forma bem simples, essas três empresas são as responsáveis por garantir um crédito/meio circulante hipotético, que dá ao comprador o direito de pagar pelo consumo de qualquer bem ou serviço lícito em qualquer lugar do mundo.

Como um comprador online se beneficia da forma de pagamento cartão de crédito?

As vantagens são inúmeras, entre elas:

1 – parcelamento do pagamento; hoje 68% das vendas online são parceladas.

2 – você terá sempre seu extrato mensal que ajudará a verificar seus gastos.

3 – se o site usar um certificado HTTPs (cadeado na parte de baixo do browser); você poderá colocar seu cartão ali sem medo.

4 – No caso de ocorrer qualquer problema com a sua compra você pode, em último caso, envolver o seu banco nessa briga. O Chargeback por má fé do vendedor é uma arma poderosa nas mãos do cliente do cartão de crédito.

5 – além de tudo isso, muitos bancos disponibilizam planos de benefícios aonde seus gastos viram benefícios.

Ou seja, o Cartão de Crédito é a forma mais segura, eficiente e confortável para o pagamento ou recebimento de uma compra. Quando usado da forma correta, ele protegerá todos os entes envolvidos. Pense sempre nisso na hora de escolher seu pagamento.

*Daniel Bento é diretor de Meio de Pagamentos da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

Categorias:

Negócios

Relacionados:

Submarino.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil