Web Analytics, não dá para viver sem.

escrito por Thiago, Tuesday, September 9th, 2008 8:07 am  Sem comentários  Deixe seu comentário

Web AnalyticsPor que analisar o tráfego de um WEB SITE?

Há muitos motivos para que uma empresa tenha interesse em analisar o tráfego de seu Web site. O mais comum deles é para saber se o seu Web site está atraindo visitantes e se os investimentos feitos, em tempo e dinheiro, não estão sendo desperdiçados.

Outro motivo é para conhecer as tendências de navegação. Ex: O pessoal de marketing vai querer saber: de onde vieram os visitantes. Se do clique em um banner, de um email marketing, ou de algum mecanismo de busca, e neste caso com quais palavras.

O pessoal de conteúdo vai preferir saber: quais as páginas e seções mais visitadas e qual o tempo de permanência. Já TI e os webmasters vão estar mais interessados na performance do site e dos servidores e também nos erros de páginas.

Também poderá buscar respostas para questões específicas de seu Web site, como: Os visitantes estão participando das promoções? Quais produtos estão sendo mais procurados? Caso não concluam uma compra, em que momento abandona o processo? Estão preenchendo o formulário de cadastro até o final? Estão assistindo aos vídeos e baixando os PDFs? Entre outras…

E finalmente, para obter dados adicionais sobre seus visitantes, como: nome, empresa, email, telefone, idade, sexo, escolaridade, localização geográfica.

Este é um dos trechos do E-book Web Analytics Uma Visão Brasileira, escrita por Ruy Carneiro com a colaboração de vários profissionais da área. Ainda não li, mas estou postando aqui para que vocês já possam ir lendo e ver se traz alguma ajuda.

Boa leitura.

Este post foi escrito após ter sido lido o http://www.marketingdebusca.com.br/livro-web-analytics/ 

Categorias:

Marketing, Negócios, Tecnologia, wb4b

Relacionados:

Submarino.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil