Twitter e o comércio eletrônico

escrito por Sara Silva, Thursday, November 17th, 2016 10:30 am  Sem comentários  Deixe seu comentário

É a vez de falarmos sobre o Twitter, sim, o elefante branco que ninguém compra e ninguém quer deixar morrer. Digo isto pois ele tem uma trajetória diferente de aplicativos como WhatsApp com Facebook ou o Youtube com Google, o Twitter é uma das maiores empresas da internet e sempre vemos notícias de empresas como Google, Microsoft, Apple e Salesforce fazendo negociações para incorporar ela a seus negócios, porem nunca acontece nada. Este simples fato demonstra a importância que ele tem no dia-a-dia do mundo da tecnologia e por consequência do mundo do e-commerce.

Esta matéria é para pessoas que não conhecem muito de Twitter, mas se você é uma agencia gostaria de recomendar o infográfico do hubspot http://blog.hubspot.com/marketing/twitter-stats-tips (caso você não o tenha visto) e pedir para que comente a matéria, comentários renovam o post e nosso conhecimento.

Bem, vamos aos pontos que gostaria de apontar neste post …

Quais as funções do twitter para uma loja virtual?

O Twitter é um micro blog, ou seja, ao invés de postar textos longos você faz um texto curto, uma mensagem que diz diretamente o que está acontecendo. Fazendo uma analogia com o mercado offline ele é ótimo para divulgar, p. ex., aquele momento em que a loja está entupida de gente ou que o gerente está autorizado a dar descontos especiais. E como fazemos uso deste tipo de aplicativo no comercio eletrônico?

  • Divulgar novos produtos: Ele é ótimo para isto, existem empresas que oferecem contas especialmente voltadas para apenas divulgar novos produtos, porem você pode (você deve!) divulgar novos produtos em sua conta periodicamente. Lembrando que você não deve fazer divulgações do tipo “Novo XZY” e sim “O novo XZY tem mais MG para suas fotos”!
  • Divulgar promoções: É uma das funções, porem neste caso eu recomendo sempre pensarem em mensagens mais pessoais do que comerciais, ao invés de dizer “Veja nossa nova promoção “Saldão” da casa.” utilize um evento para isto, como p. ex., “Desejamos um bom dia a todos com as novas promoções “Saldão” da casa.”
  • Ganhar intimidade: Como sempre digo, rede social é para socializar-se e o twitter faz isto de uma forma muito mais prática que outras redes sociais, diferente de redes como o WhatsApp ou o Facebook seu cliente não precisa se conectar com você para lhe acompanhar ou falar diretamente com você, isto dá flexibilidade para os usuários entrarem em contato com você sem compromisso, ele acaba tendo uma funcionalidade similar ao email, por isto ele acaba sendo uma ferramenta útil de interação com os clientes. Só para ter uma ideia a taxa de satisfação dos clientes em relação a empresas que atendem por twitter acaba sendo 19% superior em relação a outras redes sociais.

Devo utilizar o twitter

23% dos usuários de internet possuem cadastros ativos no Twitter e um número maior de pessoas navega periodicamente nas páginas do blog. Isto indica a popularidade que a rede social tem em relação a seus clientes. Porem algo interessante de se apontar é que as pessoas percebem o Twitter como sendo um ambiente mais popular entre os homens, apesar das estatísticas dizerem que a distribuição é bem igualitária, isto me leva a recomendar para pequenas empresas que vendem produtos para o mercado feminino a dar menos prioridade ao Twitter e façam uso de redes como o Pinterest. O Twitter também é muito popular com pessoas de idade entre 18 e 35 anos o que nos leva a seguinte recomendação, se você é uma grande empresas com recursos para manter várias redes sociais você tem obrigação de estar no Twitter, se você é uma pequena empresa a resposta também provavelmente será sim, vale a pena, porem considere seu custo na manutenção em relação as outras redes sociais.

Existe alguma regra ou dica de ouro?

Vamos aos pontos importantes:

  • Siga seus clientes: Não deixe de seguir seus clientes e interagir com eles.
  • Retweet e responda: Interações como retweetar um seguidor ou responder a perguntas que ele fez na rede social faz com que ele se sinta importante e aumenta incrivelmente a relação do cliente com a marca.
  • Não abuse das hashtag: Usar hashtags em tweets é importante, em geral um tweet com uma hashtag possui 29% mais visibilidade, porem o uso de mais que uma hashtag acaba tendo o efeito inverso. Utilize hashtag mas não em todos os tweets.
  • Use Links: Tweets com links tem mais chance de serem retweetados
  • Use imagens: Imagens tem 18% mais clicks, 89% mais “likes” e 150% mais chances de serem retweetados.
  • Use vídeos: Vídeos tem um bom impacto no tweeter, porem o melhor são vídeos curtos, do tipo 5 ou 30 segundos, vídeos longos também são bons, porem quanto maior o vídeo menor as chances de ele ser visto até o final.

Categorias:

Artigos, Marketing

Relacionados:

Submarino.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil