Twitter como ferramenta para e-commerce

escrito por Thiago, Monday, April 13th, 2009 9:14 am  4 comentários até agora  Deixe seu comentário

Já ouço os mais antenados falando sobre a utilização do Twitter como ferramenta de vendas para suas lojas online, gosto de ouvir isso, pois vejo que existem profissionais e empresas antenadas e se esforçando para melhorar seu relacionamento com seus clientes, ou não!

O uso do Twitter como ferramenta de Marketing não é tão simples assim, e por não ser tão simples é muito legal. Eu sempre fico empolgado com novos desafios e o uso do Twitter para gerar negócios é um deles.

Primeiro, o que realmente é o Twitter?

O Twitter é uma miniatura de blog onde você utiliza micro posts (até 140 cartacteres) para passar sua mensagem. Por ser um micro post é muito mais dinâmico que um blog, ou seja, tem que suar a camisa “postando”. Conforme você vai tendo conteúdo interessante, as pessoas vão te seguindo e interagindo com seu conteúdo, quanto mais pessoas te seguirem maior será sua audiência e seu resultado.

twitter e o e-commerce

Atualmente minha visão sobre o Twitter no E-commerce tem 3 utilizações, levar os seus leitores aos produtos (lançamentos, ofertas…), informar seus leitores sobre promoções da loja ou tirar dúvidas em tempo real servindo como um centro de atendimento público.

PARA DAR CERTO

Por se tratar de uma aplicação muito dinâmica, não adianta você criar um usuário e de vez em quando twittar alguma informação, isso é se iludir e depois culpar o Twitter que não presta.

Sua loja tem um blog? Se tem, ótimo, já está no caminho certo, quantos posts por mês há em seu blog? 5, 15, 30 posts, você que tem um blog sabe o quanto de tempo é necessário para postar constantemente e saiba que é ainda mais dinâmico o uso do Twitter. Sua loja não tem um blog, então comece por ele, pegue ritmo, depois parta para o Twitter, se fizer direitinho com certeza seus clientes ou futuros clientes irão adorar.

Referências de lojas que utilizam bem o Twitter:

http://twitter.com/Camiseteria

http://twitter.com/novo_submarino

Para uma visão mais aprofundada sobre o Twitter:

http://www.cabianca.net/blog/meus-3296-caracteres-sobre-o-que-acho-do-twitter/

Categorias:

Marketing, wb4b

Relacionados:

Submarino.com.br

4 comentários sobre “Twitter como ferramenta para e-commerce”

  1. Ricardo Soares escreveu:

    A Dell abriu um canal de comunicação com seus clientes utilizando o Twitter e comunicou a todos eles utilizando o email marketing.
    Abaixo o link
    http://twitter.com/DellnoBrasil

  2. pablo canano escreveu:

    Oi Thiago, cheguei no seu post vindo do Blog do Cabianca. O CompraFacil é nosso cliente ( simplesestuido) e desenvolvemos um projeto para ele que conta com um Blog ( http://www.comprafacil.blog.br/) que discute questões de tecnologia e produtos de maior valor agredado. Criamos uma presonagem e um campanha de ativação via Twitter. O resultado tem sido muito bom e surpreendedor, com contatos diretos dos consumidores, gerando Buzz, defesas da marca e centenas de agardecimentos. Depois da uma vista, gostaria da sua opinião.
    []s

  3. Thiago escreveu:

    Oi Pablo bem legal o blog de vocês, foi uma ótica sacada criar um personagem para o blog, com isso a fica mais informal.

    Também vi em alguns posts que o pessoal esta tirando dúvidas mesmo e isso é muito bom. Já estou seguindo o twitter de vocês também que é muito bom para acompanhar as novidades apesar de eu preferir o RSS.

    Sucesso no atendimento web2.0 de vocês e manda mais novidades para nós, obrigado.

  4. Twitter como ferramenta para aumentar suas vendas.. « LaUrO ErNeStHo F JaRdIm escreveu:

    […] site e-commercebrasil têm uma breve análise sobre o  uso do twiiter e considera 3 pontos para o uso no e-commerce: […]

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil