Trabalho para as micros, pequenas e médias lojas online

escrito por Thiago, Wednesday, October 15th, 2008 8:06 am  Um comentário  Deixe seu comentário

Esta semana estava lendo no Webinsider (site de informações muito importante, depois dê uma olhada), uma matéria da Lígia Dutra questionando que todas as lojas são muito parecidas e as pequenas tem que se diferenciar. Me inspirei com esta matéria e lembrei de algumas dicas que dei recentemente para um de nossos clientes que tem uma pequena loja e estava com dificuldades para se diferenciar.

Primeiro gostaria de dizer que concordo com todos os pontos que a Lígia tocou, enfatizando alguns como, tenha um blog, faça de sua loja um ponto de referência, dê a sensação, levante a bandeira da independência, estes pontos que acabei de citar podem ser feitos por qualquer loja, facilmente e independente do produto. Depois poderá ler melhor sobre eles no artigo completo  que coloco o link no final deste post.

Complementando aos pontos acima cito mais alguns:

Máximo de credibilidade, não é porque você é pequeno que não tem credibilidade, demonstre informações que seus visitantes consideram importantes para comprar com você, depoimentos de clientes e/ou fornecedores,  demonstre a qualidade do produto, o diferencial da loja, deixe várias formas de entrar em contato.

Capriche no visual, assim como em uma loja física é necessário ter bastante cuidado com a faixada, decoração da loja e exposição dos produtos, em uma loja online acontece a mesma coisa. O visual caprichado da loja esta muito ligado a credibilidade citado acima. Encontre um bom webdesigner que consiga te atender para deixar sua loja e promoções atrativas visualmente.

Seja muito ativo, ninguém compra em uma loja que parece estar abandonada, altere constantemente sua loja, faça promoções, envie e-mail marketing (só para o que se cadastrarem), siga as sazonalidades. Tudo isso é importante para mostrar que a loja esta ativa e atendendo seus muitos clientes. Não importa se você tem ou não muitos clientes, faça, ninguém sabe quantos clientes esta atendendo, se parecer que não atende ninguém é isso que vão perceber. Eu iniciei uma loja a cinco anos atrás que começou do zero, vendia uns 10 produtos por mês, mas depois de muito trabalho vendemos hoje com esta mesma loja dezenas de milhares de produtos por ano a atendendo mais de 20.000 clientes. Considero que conseguimos isso pela motivação de sempre parecer ativo.

Encontre seus clientes de maneira menos massiva, hoje há maneiras de investir pouco dinheiro de maneira segmentada, ou seja, escolhendo com quem você realmente quer conversar e como você quer falar com este público. Pague por clique, a maneira mais econômica de investir (fora parcerias grátis) é comprar clique, isso te da uma melhor noção sobre quantas pessoas irão entrar em sua loja e você tem melhor controle sobre seus custos. Para você ter uma idéia do potencial do clique, temos lojas que investem mais de R$ 70.000,00 por mês só em clique, então dá para escolher de maneira bem legal, onde e quanto você esta disposto a pagar pelo clique.

Veja o que esta acontecendo em sua loja, muitas lojas ainda não sabem o que esta acontecendo quando os visitantes entram em sua loja, é como se em uma loja física o dono, gerente e vendedores estivessem todos dentro da loja e não conseguissem ver os clientes, só vendo quando eles chegam no caixa e pagam. Utilize o Google Analytics para ver o que os visitantes estão fazendo, os produtos que estão vendo, tempo que ficam em sua loja, taxa de rejeição, quanto cada investimento esta vendendo, por onde os visitantes entram…

Estes são alguns pontos que podem ser vistos em sua loja independente do tamanho, existem muito mais ações, ao longo do tempo vão aparecendo aqui no blog.

Espero ter ajudado, agora é com você, mãos a obra!

Leia também:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/25/sua-loja-online-e-uma-copia-ou-tem-personalidade/

Categorias:

Futuro, Marketing, Negócios, wb4b

Relacionados:

Submarino.com.br

Um comentário sobre “Trabalho para as micros, pequenas e médias lojas online”

  1. Lígia Dutra escreveu:

    Opa! Esta nossa parceria pelo e-commerce está ótima, ein? Gostei! Também concordo com vocês… show de bola! Abração

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil