O que é SEO?

escrito por Sara Silva, Tuesday, July 5th, 2016 10:33 am  3 comentários até agora  Deixe seu comentário

Para explicar o que é SEO devemos começar explicando mecanismos de buscas. Caso não saiba os mecanismos de busca são sites especializados em encontrar páginas de acordo com o que você procura, existem milhares deles e os mais conhecidos são o Google, o Bing e o Yahoo! Cada um deles possui sua própria técnica de indexação e por conta disto cada ação que você faz gera resultados diferentes em cada um.

SEO (que em Português quer dizer Otimização de Mecanismos de Busca) é o trabalho de preparar uma página para ficar atrativa para mecanismos de busca. Hoje em dia o marketing não deve apenas focar na mensagem para pessoas mas também para máquinas, quem faz isto são os técnicos de SEO que avaliam o contexto da mensagem e atribuem marcações especiais para que o texto seja bem visível e compressível para os mecanismos de busca.

Mas o que é SEO? O SEO vai muito além do marketing e deve ser utilizado em conjunto para que a comunicação seja bem divulgada na mídia online, é possível afirmar que o SEO é a publicidade dos tempos modernos pois através dele que podemos tornar nosso site verdadeiramente publico.

Tais profissionais dependem de ferramentas, alguns exemplos …

  • Webmasters Tools: Ferramentas próprias dos buscadores para acompanhar seu domínio. Nelas você pode verificar se o buscador está conseguindo visualizar todas as páginas de seu site e como ele está “entendendo” sua informação. Google Webmasters Tools; Bing Webmasters (Funciona tanto para o Bing quanto para o Yahoo!)
  • Diretórios Web: São comunidades que classificam as páginas para organizar estas em categorias e subcategorias. Ainda é muito importante pois muitos mecanismos de busca fazem uso destas ferramentas para qualificar e pontuar as páginas. Os mais populares são o DMOZ e o Yahoo!
  • Ferramentas de SEO proprietárias: São ferramentas desenvolvidas por empresas de terceiros que avaliam as páginas em seu site e oferecem sugestões e apontam erros graves para que seu trabalho seja bem desenvolvido. Recomendo para conhecerem a Web CEO e a popular woorank

Além das ferramentas é importante destacar a linguagem de marcação http://schemers.org/ que deve ser muito bem conhecida por qualquer profissional de SEO e para aqueles que querem se aprofundar na questão recomendo a página do Wikipedia sobre Otimização de Motores de Busca que aponta algumas práticas e detalhes importantes sobre a questão.

Para concluir apontamos outro acrônimo muito popular hoje em dia é termo MOB que é justamente um SEO especializado no ambiente mobile.

Para explicar o que é SEO devemos começar explicando mecanismos de buscas. Caso não saiba os mecanismos de busca são sites especializados em encontrar págians de acordo com o que você procura, existem milhares deles e os mais conhecidos são o Google, o Bing e o Yahoo! Cada um deles possui sua própria técnica de indexasão e por conta disto cada ação que você faz gera resultados diferentes em cada um.

SEO (que em Português quer dizer Otimização de Mecanismos de Busca) é o trabalho de preparar uma página para ficar atrativa para mecanismos de busca. Hoje em dia o marketing não deve apenas focar na mensagem para pessoas mas também para máquinas, quem faz isto são os técnicos de SEO que avaliam o contexto da mensagem e atribuem marcações especiais para que o texto seja bem visível e comprenssível para os mecanismos de busca.

Mas o que é SEO? O SEO vai muito além do marketing e deve ser utilizado em conjunto para que a comunicação seja bem divulgada na midia online, é possível afirmar que o SEO é a publicidade dos tempos modermos pois atraves dele que podemos tornar nosso site verdadeiramente publico.

Tais profissionais dependem de ferramentas, alguns exemplos …
* Webmasters Tools:: Ferramentas próprias dos buscadores para acompanhar seu domínio. Nelas você pode verificar se o buscador está conseguindo visualizar todas as págians de seu site e como ele está “entendendo” sua informação. Google Webmasters Tools (https://www.google.com/webmasters/); Bing Webmasters     (https://account.microsoft.com/about) (Funciona tanto para o Bing quanto para o Yahoo!)
* Diretórios Web: São comunidades que classificam as páginas para organizar estas em cateborias e subcategorias. Ainda é muito importante pois muitos mecanismos de busca fazem uso destas ferramentas para qualificar e pontuar as páginas. Os mais populares são o DMOZ (https://www.dmoz.org/) e o Yahoo!  (https://search.yahoo.com/info/submit.html)
* Ferramentas de SEO proprietárias: São ferramentas desenvolvidas por empresas de tercerios que avaliam as páginas em seu site e oferecem sugestões e apontam erros graves para que seu trabalho seja bem desenvolvido. Recomendo para conhecerem a Web CEO (https://online.webceo.com/) e a popular woorank (https://www.woorank.com/pt/)

Além das ferramentas é importante destacar a linguagem de marcação http://schemers.org/ que deve ser muito bem conhecida por qualquer profissional de SEO e para aqueles que querem se aprofundar na questão recomendo a página do Wikipedia sobre Otimização de Motores de Busca (https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca) que aponta algumas práticas e detalhes importantes sobre a questão.

Para concluir apontamos outro acronimo muito popular hoje em dia é termo MOB que é justamente um SEO especializado no ambiente mobile.

Categorias:

Artigos, Marketing

Relacionados:

Submarino.com.br

3 comentários sobre “O que é SEO?”

  1. Anuncios na Internet? » E-commerceBrasil.org – Por trás das operações de loja virtual escreveu:

    […] Mecanismos de Buscas: Hoje em dia este é uma porta de entrada para muitos na internet, são sites como o google.com, o yahoo.com e o bing.com (dentre vários outros bem menos conhecidos), são locais onde você pode cadastrar e divulgar seu site sem dificuldade, porem a manutenção dele é um pouco mais elaborada do que muitos pensam e alguns como o Google tem toda uma gama de ferramentas para melhoras os resultados de sua pesquisa, ferramentas estas que iremos explorar em seguida. […]

  2. Rodolfo Oliveira escreveu:

    Ótimo artigo! Para fazer esse trabalho de otimização é necessário muita atenção aos detalhes. Estava lendo no blog da dgaz alguns artigos que falavam sobre como melhorar o raqueamento com os dados estruturados. Vou deixar o link para quem tiver interesse: http://dgaz.com.br/

  3. Margie Oestreich escreveu:

    Olá pessoal Obrigado por explicar que sites especializados em pesquisar páginas de acordo com o que você está procurando, existem milhares deles, e os mais famosos são Google, Bing e Yaho – estes são mecanismos de busca, ou eu otimizei meu site com https://sitechecker.pro/pt/ e não sabia o que os motores de busca estão sempre ditando “moda” para a posição do meu site.

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil