O marketing em tempos de customização

escrito por mercado, Monday, July 19th, 2010 8:13 am  Sem comentários  Deixe seu comentário

Por Bruno Mendes

A evolução das teorias de marketing passa sempre pela maneira de como desenvolver produtos cada vez melhores e mais atrativos e levá-los até o consumidor final. Entre os autores, há sempre uma discordância quando se trata da parte teórica, mas o foco continua sendo o cliente.

Algumas abordagens como o marketing de massa e o foco nos nichos ainda são utilizadas por algumas empresas, mas o conhecimento sobre as necessidades de seu cliente é fundamental. O resultado ainda é satisfatório, pois a compatibilidade de seus produtos com o mercado ainda é significativa, mas tende a sofrer alterações.

Os conceitos de produção para a massa ou generalização das necessidades de seus clientes para a concepção de novos produtos cedem seu lugar de importância para algo que nem mesmo as teorias mecanicistas e comportamentais poderiam imaginar: a customização.

Criar produtos já não é mais o suficiente. É preciso ouvir seus clientes, entender suas necessidades e dar a eles a oportunidade de ter um produto a seu gosto, com “a sua cara”. Em sentido oposto à redução de custos com a produção para massa, a customização pode…

Leia na íntegra em: Ponto Marketing

Categorias:

Marketing

Relacionados:

Submarino.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil