Natal começa esta semana (para maioria)

escrito por Thiago, Monday, November 10th, 2008 7:36 am  2 comentários até agora  Deixe seu comentário

natalPara maioria das lojas online o natal começa esta semana, metade de novembro, a intenção aproveitar o espírito de consumir do natal e a primeira parcela do 13º dos consumidores.

Segundo ACSP – Associação Comercial de São Paulo, 37% dos consumidores pretendem gastar seu 13º com compras de natal, 12% vão investir em reforma na casa, 9% vão aplicar o dinheiro, 8% vão investir em viajens e 34% irão pagar dívidas. Entre os que irão investir em  compras para o natal 62% pretendem pagá-las à vista enquanto 26% irão de financiamento.

Lembrando que estes são dados genéricos do mundo físico, na internet a coisa muda um pouco de figura, por exemplo, a questão do financiamento.

Segundo Emílio Alfieri economista da ACSP, a procura pelo parcelamento vem diminuindo e o culpado não é necessariamente a taxa de juros, mas, o prazo, que anda encurtando. “Isso acaba impactando o valor da prestação, e ela passa a não caber mais na renda”, diz. A pesquisa mostrou que o consumidor brasileiro continua otimista apesar do atual contexto de crise no sistema financeiro internacional, por enquanto.

Mas e a crise mundial, como afetará nosso querido natal? A crise global derrubou bancos, financeiras e seguradoras. Mas e o comércio eletrônico? Nos Estados Unidos, centro da crise, o Department of Commerce divulgou que o faturamento do comércio eletrônico americano fechou o terceiro semestre de 2008 com um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2007, sendo que o forecast feito no início do ano era de 12%.

Foram consideráveis seis pontos percentuais abaixo. Parece pouco, mas esses seis pontinhos representam cerca de 30 bilhões de dólares.

Enquanto isso, aqui no Brasil, já são mais de 13 milhões de internautas comprando em lojas virtuais, os e-consumidores. O crescimento desse setor em setembro de 2008, ápice da crise, em relação ao mesmo mês em 2007, foi de 24%, segundo dados da e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico.

Não creio que para este natal iremos sentir problemas relacionados a crise, se alguém deve sentir a crise antes, são os grandes varejistas que tem uma percepção muito mais sensível em fatores econômicos. As pequenas lojas devem se preocupar muito mais em realizar um ótimo trabalho tirando clientes dos grandes do que ficar se preocupando com a crise.

Sempre ouvimos dizer que em momentos de crise há os que sofrem e os que se engrandecem, em qual destes dois grupos sua empresa pretende estar, sinceramente, o que você esta fazendo para estar no grupo dos que crescem com a crise.

Arrume sua loja, escolha bons produtos, analise com todo cuidado o que os visitantes querem, atenda com excelência, tenha diferencial com relação aos gigantes, tente encontrar falhas em processos e na loja (sempre há o que melhorar), ache diferenciais competitivos que trarão os clientes das outras lojas para a sua…

Não é fácil crescer! Mas se foce fácil, não teria a graça.

Categorias:

Marketing, Números, Negócios, wb4b

Relacionados:

Submarino.com.br

2 comentários sobre “Natal começa esta semana (para maioria)”

  1. E-commerceBrasil.org » Blog Archive » Você conhece todos os números de sua loja? escreveu:

    […] artigo anterior, sobre o Natal comentei que a crise deve afetar mais os grandes do que os pequenos, disse isso pois […]

  2. Crise na Economia Mundial não Afeta E-commerce Brasileiro « Agência Vibe escreveu:

    […] No Brasil, de acordo com a e-bit, o crescimento foi de 24% em relação a 2007. Os números mostram que este ano não sentiremos o efeito da […]

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil