Adwords, o que é e quais são as alternativas?

escrito por Sara Silva, Tuesday, July 19th, 2016 9:47 am  Um comentário  Deixe seu comentário

Rede de Anúncios são mecanismos que disponibilizam um local onde você pode cadastrar um anuncio e este anuncio é apresentado em vários sites em toda a internet. São aglomerados de blogs, jornais, sites corporativos, mecanismos de busca, ferramentas gratuitas e até mesmo sites de conteúdo questionáveis que disponibilizam espaço para divulgar anúncios de pessoas dispostas a pagar pela exposição. Hoje em dia neste roll de espaços publicitários existem também os dispositivos mobiles que disponibilizam espaços por meio de aplicativos gratuitos que em sua grande maioria apresentam propagandas para viabilizar seu desenvolvimento.

PS: Se você está se questionando sobre os “sites de conteúdo questionável” saiba que sim, eles fazem parte destas redes e não tem como impedi-los de existir, porem todas as empresas que possuem Redes de Anúncios fazem um grande esforço para mante-los fora de sua rede, minimizando situações indesejadas.

Em geral as redes de anúncios da internet disponibilizam tanto espaço para anúncios gráficos quanto para anúncios textuais, ou seja, você não precisa de uma foto, desenho ou arte para fazer o anuncio, você pode começar a divulgar seu produto somente com uma frase, porem dependendo do produto e de sua mensagem a imagem sempre se sairá melhor. P. ex., é muito mais fácil você vender um anuncio de viagem para a Costa Amalfitana com uma imagem similar a utilizada para ilustrar este artigo do que com uma frase “Venha desfrutar a beleza do local” (eu não conheço o local, não sei quais são as belezas, então como vou comprar seu produto?). Porem em contrapartida os anúncios textuais são apresentados em diversos locais, inclusive no resultado de pesquisas em mecanismos de busca, no caso do AdWords eles são apresentados no Google, o que traz uma grande exposição e bons resultados nós levando sempre a recomendar o investimento em ambos os fronts.

A rede de anúncio mais popular no Brasil é o Google AdWords, a grande maioria das empresas que trabalham com anúncios na internet já tem uma boa experiência com ele por ser o mais popular no mercado nacional, porem um problema é que quanto mais se investe menor é o resultado e chega um patamar de investimento em que o custo começa a não mais ser sustentável, ai entram os concorrentes, cada um com sua importância, como o Yahoo Advertising e o Bing Ads para suprir esta demanda de gerar negócios para o anunciante.

As redes de anúncios funcionam similar a um leilão reverso para saber quem ganha o direito de expor no espaço publicitário, em geral não  é apenas o valor monetário que ganha a exposição e sim a qualidade do anunciante e do anuncio em relação ao espaço disponível. Digamos que você esteja vendendo Martelo, existe o blog do Pedro Martelo que publica receitas de bolo e está disponível, porem o anuncio não faz sentido naquele local, então será muito mais caro para você anunciar seu produto naquele blog do que para alguém querendo vender farinha.

As redes de anúncios são a base, a porta de entrada para anúncios na internet, então se você não anuncia em alguma rede de anúncio não perca tempo e comece agora.

Como venho dito nestas sequências de artigos a ideia é construir artigos simples, rápidos e introdutórios, mas não posso deixar também de indicar os próximos passos para aqueles que querem expandir seus conhecimentos.

Para quem quer conhecer mais ou se especializar em AdWords recomendo a Comunidade de Anunciantes do Google, eles também tem um bom suporte para auxiliar os interessados a anunciar. https://www.pt.advertisercommunity.com/#

Para o Bing Ads a Microsoft disponibiliza treinamentos e cursos na URL http://ads.bingads.microsoft.com/pt-br/cursos

O Yahoo Advertising disponibiliza um canal mais aberto onde você pode até solicitar que eles liguem para você (não tenho certeza se disponibilizam o serviço para Português, nunca cheguei a utiliza-lo) diretamente pelo site https://advertising.yahoo.com/

Categorias:

Artigos, Marketing

Relacionados:

Submarino.com.br

Um comentário sobre “Adwords, o que é e quais são as alternativas?”

  1. Comparadores de preços » E-commerceBrasil.org – Por trás das operações de loja virtual escreveu:

    […] está querendo economizar são os comparadores de preços. Eles funcionam de uma forma similar as Redes de Anúncios, porem com um conceito diferente pois a ideia é trazer ao usuário a indicação de qual é o […]

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil