7 Maneiras criativas que as empresas estão usando o Vine para engajar os clientes

escrito por Sara Silva, Thursday, September 19th, 2013 8:56 am  Sem comentários  Deixe seu comentário

Como você pode usar 6 segundos de um vídeo em loop para engajar seus clientes?
As empresas estão cada vez mais surgindo com idéias diferentes para responder essa questão usando o Vine, um aplicativo móvel (pertencente ao Twitter) que vem fazendo um barulho gigantesco desde que foi lançado no começo desse ano.
Muito se especulou sobre o futuro dessa rede social após o lançamento do Instagram Video, mas ficou muito claro que o Vine continua forte, com seu próprio nicho e oferecendo uma experiência diferente que indica que não vai cair tão cedo.
Ah… e acabou de alcançar 40 milhões de usuários.

Depois de algumas pesquisas, descobrimos algumas maneiras interessantes que pequenos negócios podem começar a colocar o Vine em seu arsenal de ferramentas de mídias sociais para engajar de maneira eficiente seus consumidores.

1 – Influenciador de Marketing
Quando se tratar de conteúdo gerado por usuários, é altamente recomendável que você utilize a regra do 1%, que propõe que de todos os usuários, 90% consumem, 9% editam, e 1% criam conteúdos com uma certa frequência. Impactando o 1% dos usuários mais populares da plataforma, significa que sua marca ou produto vai atingir milhões de usuários.

https://vine.co/v/hAlM1eHl2xU

A idéia de impactar os usuários mais populares do Vine para criarem conteúdos patrocinados é tão interessante que o empresário Gary Vaynerchuck criou uma empresa especializada em contratar esses talentos.
Tenha certeza de visitar sites como vinebox.co e o seenive.com para ficar de olho nos melhores “Viners”, assim como checar as tags populares e os conteúdos mais acessados.

2 – Um “por trás das câmeras”
É muito comum as empresas conseguirem um engajamento dos seus usuários mostrando como as coisas funcionam nos bastidores. É uma maneira interessante de criar uma certa intimidade com os seus clientes. Veja esse exemplo do Weather Channel:

https://vine.co/v/hqJF2DBVwXe

3 – Alguns vídeos de como usar (divertidos)
Se o seu produto precisa de algumas instruções de como usar, essa dica é uma ótima saída.
Fazer vídeos divertidos de “Como usar”, ou um manual de instruções, vai trazer várias reações positivas para sua marca ou seus produtos. Um bom exemplo é esse Vine do Lowes (um dos meus favoritos):

https://vine.co/v/bU6WWdXtEYn

4 – Propagandas em Stop-Motion
Bom, essa maneira de engajar seus clientes já é comum entre as grandes marcas, mas parece que as pequenas marcas não estão se aproveitando disso. Seja criativo, faça uma propaganda com recortes, massinha, ou até mesmo com pessoas e ganhe o respeito e a divulgação de sua marca perante os seus clientes (e futuros cliente também).

https://vine.co/v/hbrDEQu2wdU

5 – Destacando as qualidades do seu produto
Talvez você queira promover um produto por sua imensa quantidade de qualidades, ou funcionalidades. O Vine é uma ótima saída para isso. A fabricante de automóveis alemã Opel fez um grande trabalho com o Vine abaixo:

https://vine.co/v/bJ2EqwTWKQg

6 – Interação direta com o usuário
Outra maneira já conhecida em outras mídias sociais, é dar atenção personalizada a cada cliente. Responder os clientes via Vine pode ser muito (muito mesmo) valioso para sua marca, demonstra interesse da marca para cada indivíduo e isso traz um retorno maior que você pode imaginar. A Honda fez uma ação, para sanar os anseios dos clientes com respostas rápidas e criativas. A ação, intitulada “#wantnewcar” incentiva os usuários a trocar seus carros velhos por novos Hondas. Os usuários interessados postam um vídeo, via Vine, mostrando os problemas do carro atual, utilizando a hashtag “wantnewcar”. Automaticamente a empresa responde ao vídeo com uma outra filmagem mostrando as qualidades equivalentes de um modelo Honda. Veja esse exemplo abaixo:

https://vine.co/v/hZQAF7T9FB6

7 – Faça concursos em vídeo
Já existem vários tipos de concursos para Facebook, Twitter ou Pinterest. Mas os concursos via Vine podem ser explorados com maior frequência.
Um dos meus favoritos é o concurso do Urban Outfitters em conjunto com a Converse, onde os usuários postam vídeos com a hastag #yourchuck mostrando até onde os seus usuários vão usando o seu produto.

https://vine.co/v/btYdHIwl6Q6

Os exemplos acima com certeza vão dar algumas idéias de como interagir, engajar e promover sua marca ou produto de maneiras diferentes e criativas, porém não fique limitado. Seja criativo e boas vendas!

Categorias:

Marketing, Negócios

Relacionados:

Submarino.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil