Realidade aumentada ou Realidade Mista?

escrito por Sara Silva, Thursday, October 13th, 2016 5:13 pm  Sem comentários  Deixe seu comentário

Nosso último post falamos sobre mudanças no futuro próximo e trazia alguns exemplos de conceitos e possíveis tecnologias que pessoas como Elon Musk estão buscando, mas pensando na questão e objetivando demonstrar que o futuro está ao lado decidimos fazer este artigo sobre Realidade Aumentada. No Brasil ainda estamos engatinhando na questão, mas nos EUA e na Inglaterra é um tema que começa a ser muito debatido, junto com Realidade Virtual.

Para quem não conhece Realidade Aumentada é quando fazemos uso de algum aplicativo ou hardware que identifica o ambiente e agrega nele algum ele elemento extra criado virtualmente, recentemente o jogo Polemon Go foi um ótimo exemplo de funcionamento de Realidade Aumentada. Em inglês o nome é “Augmented Reality“, porem se você é uma pessoa que está acostumada com a Microsoft possivelmente ouvira em breve o nome Realidade Mista, não sei se no Brasil este será o termo realmente utilizado pois para Microsoft o nome de Augmented Reality é Mixed Reality. No final é apenas terminologia, ao menos é nossa percepção, porem a Microsoft é uma das empresas que está investindo forte no assunto com o HoloLens e pode sair ganhando o jogo.

Realidade Virtual (Virtual Reality) por sua vez é algo um pouco diferente, a Realidade Virtual propicia uma imersão em um ambiente totalmente virtual, você sai do local onde está e vai direto para um cenário completamente construído, a realidade aumentada projeta elementos virtuais em um ambiente totalmente físico. Um hardware bem barato e super popular no ambiente de realidade virtual é o Google Cardboard, um óculos de realidade virtual feito de papelão que possibilitou que o assunto fosse popularizado da noite para o dia. Outra empresa investindo pesado em realidade virtual é o Facebook com o Facebook 360 Spatial Workstation.

As aplicações para a Realidade Aumentada não param de crescer, provavelmente muitos já predizem o fim das televisões, telefones, displays de computadores, tablets e vários outros equipamentos com a evolução deste tipo de equipamento e vislumbram situações como reuniões virtuais para resolver problemas. Não encontramos materiais originais em Português para apresentar, mas abaixo vão alguns links para vídeos demonstrando as aplicações que não são apenas jogos …

O mais interessante de tudo isto é que no momento não existem especialistas no assunto, é tudo muito novo e a pergunta que nos fazemos é como estes elementos irão influenciar no comércio eletrônico.

Microsoft HoloLens Review, mind blowing Augmented Reality!: Handson do HoloLens onde o usuário demonstra alguns elementos como taguear itens para lembrar onde estão e faz uso de planilhas do Excel e documentos do Word com o óculos;

Microsoft HoloLens- holograms will shape the future! Alguns exemplos de jogos, porem com exemplos de scaneamento de ambiente e exemplo de uso enquanto viajava no avião, mais exemplos de vídeos e o uso do aparelho na academia. Também tem exemplos de aplicação para pessoas com alzaimer o uso do HoloLens transformando um quarto de hotel em um cenário capturado no Peru.

Windows Holographic: Enabling a World of Mixed Reality (Narrated) Exemplo de uso do aparelho da Microsoft para tradução de conversas entre pessoas enquanto estão em uma reunião virtual para construir o design de uma nova loja de sapatos.

Categorias:

Artigos, Futuro

Relacionados:

Submarino.com.br

Deixe sua opinião:

Submarino.com.br

Explore o E-commerce Brasil